Claudemir Pereira

O que sobrou da convenção tucana: cerco a Decimo e afago a “pepistas”

O que sobrou da convenção tucana: cerco a Decimo e afago a “pepistas”

Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação)

Terminada a convenção do PSDB santa-mariense, no último sábado, há sinais inequívocos do que pensam e como vão agir os novos líderes da sigla. O prefeito Jorge Pozzobom e o presidente Guilherme Cortez até manifestaram isso publicamente. O vice Alexandre Lima não verbalizou, mas se imagina que pensa do mesmo modo.
Assim é que, já na sabatina, começou a delicada, mas firme, pressão sobre o vice-prefeito Rodrigo Decimo. Com fidalguia, por certo. Mas ficou absolutamente claro que os tucanos não pretendem ver seu candidato preferido a prefeito virar o nome de outra sigla que não o PSDB.

 

 
Como mostra a foto que ilustra esta nota, até brincando Pozzobom falou sério, ao entregar uma “ficha de filiação” ao seu parceiro de governo, que sorriu. Já Cortez, que havia falado antes, formalizou o convite a Decimo.

Este, em papo com o colunista (e também com a colega Jaqueline Silveira), declarou ter recebido convite também do Republicanos e do PL. Mas pretende decidir apenas em 2024. Ao que este escriba corre o risco de acrescentar: talvez seja uma decisão a que se veja obrigado a antecipar. Talvez.


 
Ah, e para fechar este assunto: os tucanos santa-marienses têm plena consciência de que o PSDB estadual (leia-se Palácio Piratini) não gostaria de ver o PL de aliado, já que é adversário estadual. Mas os locais não pretendem escantear os parceiros leais e, mais que isso, têm na conta que será dos liberais que virá o candidato a vice-prefeito.
AFAGO. Ainda como rescaldo da convenção tucana, chamou a atenção o elogio especial feito pelo presidente Guilherme Cortez a três veteranos militantes do PP, hoje engajados no PSDB. Dois deles, inclusive, o ex-vereador Vanderlei Araújo e a enfermeira Danielle Farret, e que concorreram à Câmara, estão no diretório do PSDB eleito. O terceiro é Flavio Van Caneghan, um dos mais veteranos militantes políticos da comuna. O que mais o trio tem em comum? Sim, a ligação histórica com o ex-prefeito José Farret, hoje no União Brasil e aliado do petista Valdeci Oliveira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Disputa entre Vargas e Bolzan e o PDT local sendo ele mesmo Anterior

Disputa entre Vargas e Bolzan e o PDT local sendo ele mesmo

Reuniões aqui e acolá tratam de buscar uma opção anti-Valdeci Próximo

Reuniões aqui e acolá tratam de buscar uma opção anti-Valdeci